Projeto PIBID e suas tessituras: reflexões sobre formação docente, Educação Especial e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.116851

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Especial, Matemática, Inclusão Escolar.

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar a constituição de um processo formativo pautado na experiência docente, com foco no espaço de articulação entre uma professora de Educação Especial e professores da área de Matemática no desenvolvimento de uma proposta vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta pautou-se na ação pedagógica de um bolsista do programa em questão, graduando do curso de Licenciatura em Matemática junto ao Atendimento Educacional Especializado. Diante disso, com base em uma metodologia de abordagem qualitativa, realizou-se uma revisão de literatura acerca da temática e uma análise da experiência em questão, a partir da observação e da análise documental dos relatórios e registros. Os dados foram lidos e interpretados a partir do referencial teórico relacionado ao pensamento sistêmico, bem como, à luz das ideias de estudiosos do campo da formação docente. A partir disso, torna-se possível afirmar que a formação docente decorrente da experiência analisada no projeto se constituiu, de forma prioritária, a partir da articulação entre os professores envolvidos, por meio de um trabalho em rede, com espaço para diálogo, planejamento em conjunto e trocas de experiências envolvidas no processo pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. 

Thaylles Leal da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Rodrigo Sychocki da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação Informática em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto do Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em discplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

SILVA, M. C. da; ROSA, T. L. da; SILVA, R. S. da. Projeto PIBID e suas tessituras: reflexões sobre formação docente, Educação Especial e Matemática. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.116851. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/116851. Acesso em: 6 dez. 2022.