Alfabetização científica e inclusão educacional: ensino de ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114051

Palavras-chave:

Alfabetização Científica. Autismo. Inclusão. Ensino de ciências. TEA.

Resumo

Alfabetização Científica trata-se de uma estratégia de ensino que visa auxiliar o aluno a compreender o mundo que o rodeia de modo a torná-lo um cidadão crítico. Por isso, torna- se interessante adotar essa estratégia desde os anos iniciais, assim como implementá-la em um contexto inclusivo. Por isso, o presente artigo tem por objetivo compartilhar os resultados obtidos por meio de uma investigação desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências”, do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão – NEFTI”, na Universidade Federal de Itajubá. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico Fourez (1995), Chassot (2000), Furió et al. (2010) e Sasseron (2008). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso. Além disso, utilizou-se como estratégia metodológica uma sequência didática de Ciências com um aluno que possuía Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os resultados abordados possuem o intuito de promover uma reflexão sobre o benefício do uso de sequências didáticas para o ensino, a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência, ao relacionar os conteúdos a padrões de interesse do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Fernandes Xavier, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá. Pós-graduanda em Qualidade e Ciências Criminais pelo Descomplica EAD.

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Professora do Instituto de Física e Química (IFQ) na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e coordenadora do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI).

Downloads

Publicado

2021-10-09

Como Citar

XAVIER, M. F.; ALVES RODRIGUES, P. A. Alfabetização científica e inclusão educacional: ensino de ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114051. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114051. Acesso em: 10 dez. 2022.