O processo de organização e desenvolvimento das práticas pedagógicas de acesso ao currículo a alunos vinculados à educação especial nos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114047

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Educação Especial, Acessibilidade Curricular, Vigotski

Resumo

Este estudo analisou os processos de organização das práticas pedagógicas que contribuem para que alunos vinculados à educação especial de uma escola pública tenham acesso ao currículo, levando em consideração os diversos fatores implícitos que constituem o processo educativo. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho histórico-cultural, orientada pela teoria de L. S. Vigotski. Essa abordagem visa o desenvolvimento humano e as relações sociais constituídas desempenham importante papel nesse processo. A produção de informações deu-se por meio de observação, entrevistas e levantamento documental, registrados em diário de campo, fotografias e gravação de vídeos. Participaram da pesquisa quatro professores de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, uma professora bilíngue e uma profissional de apoio escolar – mediadoras que também atuam nessa mesma turma e desempenham suas funções de apoio pedagógico a dois alunos. Os resultados mostram que o processo de organização das práticas pedagógicas de acesso ao currículo tem relação direta com a formação de professores e as condições de trabalho docente. A intensificação e a flexibilização do trabalho docente são muito presentes no contexto pesquisado, no entanto, as tentativas de estabelecer relações na perspectiva colaborativa durante o processo de organização dessas práticas tem sido uma proposta reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcileno de Sousa Favacho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor de Educação Básica - anos iniciais, licenciado em Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, especialista em educação especial, especialista em Gestão Escolar, mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Pará.

Sônia Regina dos Santos Teixeira, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Psicologia. Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando nos cursos de Pedagogia e Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFPA. Atua na interface entre a Educação e a Psicologia, dedicando-se ao estudo da teoria histórico-cultural, de modo a extrair possíveis implicações teórico-práticas para a formação de professores e o trabalho docente. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Educação - GEPEHC

Orlando Sérgio Pena Mourão Júnior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pedagogo, especialista em Educação Especial, mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, Professor de Educação Especial e Coordenador Pedagógico na rede pública municipal de ensino de Belém.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

FAVACHO, M. de S.; TEIXEIRA, S. R. dos S.; JÚNIOR, O. S. P. M. O processo de organização e desenvolvimento das práticas pedagógicas de acesso ao currículo a alunos vinculados à educação especial nos anos finais do ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114047. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114047. Acesso em: 26 set. 2022.