O atendimento educacional especializado e a utilização das tecnologias digitais nas salas de recursos multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114038

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

A discussão neste artigo tem como objetivo compreender o que as pesquisas no campo da educação inclusiva revelam sobre o uso das tecnologias digitais no atendimento educacional especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais (SRM), referente ao período de 2016 a 2020. Na realização de levantamento bibliográfico foram identificados 11 artigos que versavam sobre a temática, adquiridos no portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Os resultados revelam que as tecnologias digitais podem potencializar aprendizagens dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e fortalecer o processo de inclusão em todos os âmbitos. São reconhecidas algumas problemáticas no AEE que necessitam ser superadas, tais como: espaços reduzidos e pouco acessíveis para o desenvolvimento das atividades pedagógicas; carência de qualificação docente e falta de articulação entre o professor do AEE e o professor da sala regular; ausência ou restrição de Internet e escassez de projetos e estudos voltados ao PAEE. Aponta-se para a necessidade de políticas públicas que assegurem a implementação das tecnologias digitais no processo educativo de estudantes PAEE, visando a acessibilidade e o desenvolvimento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá-Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)

Doutor em Educação pela UNISINOS

Professor da Universidade Estadual do Maranhão ( UEMA), do Departamento de Biologia ( DBIO-UEMA). Área: Ciências Humanas, Ensino das Ciências

Ana Paula Almeida Ferreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ( UEMA) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAÕ DE SÃO LUIS ( SEMED)

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  e Professora da rede pública municipal de Sâo Luís pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Jarlisse Nina Beserra da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  e Professora da rede pública municipal de Sâo Luís pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

 

Maritania dos Santos Padilha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ( UEMA) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO ( SEDUC)

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  e Professora da rede estadual de ensino pela secretaria Estadual de Educação do Maranhão ( SEDUC)

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

SÁ-SILVA, J. R.; FERREIRA, A. P. A.; BESERRA DA SILVA, J. N.; PADILHA, M. dos S. O atendimento educacional especializado e a utilização das tecnologias digitais nas salas de recursos multifuncionais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114038. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114038. Acesso em: 5 out. 2022.