Estratégias de ensino aprendizagem para a inclusão de alunos público-alvo da educação especial na escola de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114025

Palavras-chave:

Educação especial e inclusiva, Ensino Médio, Alunos público avo da educação especial

Resumo

As discussões sobre a inclusão de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) perpassa os diferentes setores da sociedade, em especial o meio acadêmico. Neste intento, esse relato de pesquisa trata-se de recorte da tese de doutorado que se realizou no ano de 2016, pela UFPI, e tem como objetivo geral: analisar as significações de professor do ensino médio acerca da inclusão de alunos público-alvo da educação especial-PAEE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na Psicologia Sócio-histórica. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético. Optou-se pela entrevista como instrumento metodológico para coleta e registro dos dados. Como base analítica teve-se os Núcleos de Significação. O resultado evidenciou que a professora Vargas exalta a criatividade para driblar as contingências imperativas da sociedade, que desconsidera as particularidades dos alunos PAEE, e os meios de acesso e a permanência escolar. Concluímos que a professora Vargas, mediada pela vivência com esses alunos incluídos, transformou seu pensar, seu sentir e seu agir diante da educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Raika e Silva Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA-PROFEI EM REDE/UEMA; PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UEMA.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

E SILVA LIMA, M. R. Estratégias de ensino aprendizagem para a inclusão de alunos público-alvo da educação especial na escola de ensino médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114025. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114025. Acesso em: 5 out. 2022.