Analisando as habilidades comunicacionais em uma criança com Transtorno do Espectro Autista participante de intervenções assistidas por animais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.113855

Palavras-chave:

Terapia Assistida por Animais. Transtorno do Espectro Autista. Habilidades Comunicacionais.

Resumo

A relação homem/animal existe desde os tempos mais remotos. Porém, apenas na idade contemporânea tornou-se fonte de pesquisas no âmbito da saúde, educação e psicologia. Assumindo a premissa mencionada, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como podem ser caracterizadas as habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA - a partir da participação em intervenções assistidas por animais. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa são: diários de bordo e videogravações das intervenções, que foram transcritas e, posteriormente, analisadas seguindo alguns princípios do estudo de caso. As intervenções aconteceram remotamente, pela plataforma Google Meet, devido às restrições impostas pela Covid-19 e ocorriam quinzenalmente, realizadas com o consentimento e acompanhamento da família. O trabalho foi realizado numa instituição da rede federal de educação em parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e contou com a participação de 6 pesquisadoras, uma criança com TEA e dois cães. Pudemos inferir que houve intenções linguísticas por parte da criança, entretanto, é importante destacar que as mesmas foram analisadas com parcimônia dado o contexto vivenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edlene Alves de Souza, IFSC - Campus Palhoça.

Aluna Graduada em Pedagogia Bilíngue - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue.

Ivani Cristina Voos, Prof. de Educação Especial no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue.

Prof. Dra. em Educação Científica e Tecnológica, atua como prof de Educação Especial no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

SOUZA, E. A. de; VOOS, I. C. Analisando as habilidades comunicacionais em uma criança com Transtorno do Espectro Autista participante de intervenções assistidas por animais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.113855. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/113855. Acesso em: 26 set. 2022.