Produções pedagógicas inclusivas: uma experiência formativa no curso de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.112110

Resumo

E

Este texto destina-se a lançar reflexões sobre a inclusão ancorada na perspectiva dos estudos culturais, cujo escopo vem buscando repensar os limites estabelecidos entre os binarismos que circunscrevem a educação há várias décadas. Sob esse viés, este texto está embasado teoricamente nos estudos pós-críticos e se ancora na vertente dos estudos culturais. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo discutir práticas pedagógicas como possibilidades de constituição de uma cultura inclusiva com acadêmicos/as de Licenciatura em Geografia de uma universidade estadual localizada em Santa Catarina, em 2019. Participaram da construção das práticas inclusivas vinte e nove acadêmicos do curso de Geografia. Entre algumas considerações a serem ressaltadas, há de se destacar a possibilidade de desconstrução, reconstrução e ressignificação dos conceitos e pré-conceitos em torno das diferenças, da diversidade e das práticas pedagógicas inclusivas. Perante a experiência educativa de caráter inclusivo, foi possível constatar que articular práticas diferenciadas que respeitem as diferenças e a diversidade no fazer pedagógico possibilita converter as práticas docentes conservadoras que excluem os estudantes com deficiência no espaço escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, UDESC

Doutor noPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC com período sanduíche na Universidade de Lisboa -Portugal. Mestra em Geografia - UDESC, Licenciado pela UNIVILLE. Membro do grupo de pesquisa LEPEGEO. 

ORCID id: 0000-0002-6026-8338.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, UDESC

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Docente associada na Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC na área do Ensino de Geografia. Professor do curso de Geografia e coordenadora do Grupo de pesquisa LEPEGEO. ORCID id: 0000-0002-2875-2883.

Julice Dias, UDESC

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade.Docentedo Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC; Diretora Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC. 

http://orcid.org/0000-0003-1896-5065

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

JUNIOR, L. M.; MARTINS, R. E. M. W.; DIAS, J. Produções pedagógicas inclusivas: uma experiência formativa no curso de Geografia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.112110. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/112110. Acesso em: 7 dez. 2022.