Jovens Funkeiros Cults

uma análise sobre a relação do funk com a literatura e o acesso à cultura no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111273

Palavras-chave:

Funkeiros Cults, Literatura, Funk.

Resumo

O presente ensaio propõeanalisar a aplicação do funk como ferramenta pedagógica para o ensino de literatura, bem como as influênciasidentitárias daqueles e daquelas que se identificam como funkeiros. Para embasamento, usaremos as postagens da páginaFunkeiros Cults que tem servido como um significativo difusor cultural da literatura no Brasil por meio do uso das redes sociais e das novas tecnologias, atingindo principalmente o público jovem, com enfoque especial à juventude moradora de periferia e de baixa renda. Por meio da criação de memes, a página inova ao disseminar postagens acerca das principais obras não só da literatura brasileira, mas também em âmbito mundial, e traz para o debate questões sobre acesso à cultura no Brasil e o lugar do funk na educação periférica. Buscamos, também, analisar o fenômeno do “funk motivação”, considerando-o um dos principais agentes responsáveis pela educação nas comunidades e pela instrução infantojuvenil, utilizando como objeto empírico uma música do subgênero, denominada Ilusão “Cracolândia”, no objetivo de propor um debate sobre o alcance musical dessa categoria e sua importância nos lugares onde o Estado não chega, além de discutir maneiras levar a música popular para dentro dos espaços escolares, potencializando o processo de ensino-aprendizagem da juventude brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Medeiros Torres, UFRGS

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista do CNpq com o projeto denominado "CAp/UFRGS: uma Trajetória Inovadora na Construção Metodológica e Curricular de Projetos para EJA".

Ana Paula Menezes Paula Menezes, UFRGS

Graduanda em Letras Português e Francês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista de Residência Pedagógica, no Colégio Aplicação da UFRGS (CAp-UFRGS).

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

TORRES, G. M.; MENEZES, A. P. M. P. Jovens Funkeiros Cults: uma análise sobre a relação do funk com a literatura e o acesso à cultura no Brasil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111273. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111273. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial