O desafio da juvenilização em classes de alfabetização de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111264

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Juventudes, Alfabetização

Resumo

O presente artigo teve como objetivo geral analisar como a juvenilização da Educação de Jovens e Adultos pode afetar o processo de alfabetização em duas escolas públicas que oferecem tal modalidade de Ensino nos municípios de Canoas/RS e Porto Alegre/RS. Quanto aos caminhos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de campo, que fez uso de um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a duas professoras alfabetizadoras de jovens e adultos, tendo-se a análise de conteúdo como recurso metodológico para analisar os dados emergentes da pesquisa. Os principais resultados do estudo apontaram que a juvenilização na EJA é uma realidade presente no cotidiano da sala de aula. Constatamos, também, que para contemplar os jovens nas classes de alfabetização, é necessário que exista a disponibilidade do diálogo, para que assim possa ser construído um ambiente escolar que respeite a multiplicidade de formas de ser jovem, bem como a diversidade encontrada nesta modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid de Souza Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Prefeitura Municipal de Canoas

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Educação pela Universidade La Salle, Professor de Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Canoas - EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera

Raquel Amélia dos Santos, Universidade La Salle / Prefeitura Municipal de Canoas

Mestra em Educação pela Universidade La Salle, Professora de Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Canoas - EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor em Educação pela Universidade La Salle. 

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

SOARES, D. de S.; SANTOS, R. A. dos; SANTOS, G. M. T. dos. O desafio da juvenilização em classes de alfabetização de jovens e adultos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111264. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111264. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial