Arte-educação, juventudes e emancipação

reflexões a partir de um estudo exploratório em Porto Seguro (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111253

Palavras-chave:

Emancipação, Direitos, Arte-educação, Educação popular, Periferia, Ensino de arte.

Resumo

O artigo visa apresentar reflexões sobre a arte-educação como potencializadora da garantia de direitos para as juventudes, sobretudo as que residem em bairros periféricos. Ele resulta de pesquisa realizada no município de Porto Seguro, no Estado da Bahia, que tomou como base a legislação vigente e utilizou, como procedimento metodológico, o levantamento bibliográfico e documental com foco na compreensão do papel da arte-educação para a efetivação de direitos e a emancipação de jovens periféricos. Como resultados, aponta-se a arte-educação como um possível mecanismo para abordar discussões emergentes na sociedade, dado seu papel socializador e potencializador de ações criativas em espaços escolares e não escolares, bem como para promover diferentes formas de expressão e participação política e social. Nas periferias, também foi possível identificar o seu potencial no compartilhamento de vivências e anseios, como também a sua atuação nas formas de expressão e interação das juventudes, incluindo-se a dimensão dos seus direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Stephanie Moraes dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduada no curso Interdisciplinar em Humanidades - Bacharelado e graduanda em Jornalismo, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde coordena o Programa Permanente de Extensão em Direitos Humanos (PExDH) e o Grupo de Pesquisas em Desigualdades e Efetividades de Políticas Públicas para Direitos Sociais (GEPEDESE); e é membra do Grupo de Pesquisa Pluralismos Jurídicos e Usos Emancipatórios do Direito.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

MORAES DOS SANTOS, E. S.; FERREIRA DE OLIVEIRA, C. B. Arte-educação, juventudes e emancipação: reflexões a partir de um estudo exploratório em Porto Seguro (BA). Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111253. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111253. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial