Arte-educação, juventudes e emancipação
reflexões a partir de um estudo exploratório em Porto Seguro (BA)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111253Palavras-chave:
Emancipação, Direitos, Arte-educação, Educação popular, Periferia, Ensino de arte.Resumo
O artigo visa apresentar reflexões sobre a arte-educação como potencializadora da garantia de direitos para as juventudes, sobretudo as que residem em bairros periféricos. Ele resulta de pesquisa realizada no município de Porto Seguro, no Estado da Bahia, que tomou como base a legislação vigente e utilizou, como procedimento metodológico, o levantamento bibliográfico e documental com foco na compreensão do papel da arte-educação para a efetivação de direitos e a emancipação de jovens periféricos. Como resultados, aponta-se a arte-educação como um possível mecanismo para abordar discussões emergentes na sociedade, dado seu papel socializador e potencializador de ações criativas em espaços escolares e não escolares, bem como para promover diferentes formas de expressão e participação política e social. Nas periferias, também foi possível identificar o seu potencial no compartilhamento de vivências e anseios, como também a sua atuação nas formas de expressão e interação das juventudes, incluindo-se a dimensão dos seus direitos.
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