Trocando as lentes sobre a escola In/Exclusão em tempo de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111207

Palavras-chave:

Adolescente, Medida socioeducativa, Escola, Pandemia COVID-19.

Resumo

Este trabalho de investigação estabelece a relação entre a medida socioeducativa em meio aberto e a escola, especificamente, no período da Pandemia da COVID-19 e promove uma análise e reflexão crítica sobre a estrutura da instituição escolar. A questão central é o lugar da escola desde a ótica dos adolescentes que estão sob a égide do Sistema de Justiça Juvenil - Socioeducativo. A pesquisa tomou como referência a pedagogia social espanhola e as obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. Realizou-se uma entrevista on-line e coletiva com o uso da plataforma Google Meet, participando de forma síncrona, os adolescentes em regime de restrição de liberdade em cumprimento de liberdade assistida, durante o período de uma hora e quarenta minutos. O resultado desse estudo proporciona a ruptura com o paradigma tradicional do que é a escola e, ao trocar as lentes, possibilita reconhecê-la de outro ponto de vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Blanes Sala, Universidade Federal do ABC - UFABC

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC - UFABC. Coordena o Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Relações Internacionais - GEDHRI-UFABC e o projeto de pesquisa para internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, do qual faz parte, financiado pelo programa Capes Print e é membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - ACNUR da referida universidade.

William Vinicius Pinto, Universidade Federal do ABC - UFABC

Educador Social, Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC - UFABC, Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE na linha de pesquisa: Educação Popular e Culturas. Graduado em Pedagogia e Gestão Escolar pela Universidade do Grande ABC - UNIABC. Especialista Lato Sensu em Intervenção e Prática Sistêmica com Famílias - Terapeuta Familiar e de Casal pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP; Psicopedagogo Clinico pela Faculdade Campos Elíseos; Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas pela Faculdade Campos Elíseos; Gestão do Terceiro Setor pela Faculdade Campos Elíseos. Atuação nos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em projetos sociais, principalmente, no âmbito da Politica da Assistência de média e alta complexidade, acolhimento institucional, mediação de conflitos, orientação sociofamiliar. Atualmente, desenvolvo atividades sociopedagógicas com os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, acompanhamento focado na perspectiva do fortalecimento de vínculos e na capacidade protetiva das famílias. No âmbito acadêmico docência em cursos de qualificação profissional, superior e atuação como Professor Conteudista para disciplinas da Educação a Distância. 

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

SALA, J. B.; PINTO, W. V. Trocando as lentes sobre a escola In/Exclusão em tempo de pandemia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111207. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111207. Acesso em: 29 mar. 2024.