Estudantes concluintes do ensino médio público de Porto Alegre

entre a expansão do acesso à escolarização e a seletividade escolar

Autores

  • Célia Elizabete Caregnato Faculdade de Educação PPGEducação - UFRGS http://orcid.org/0000-0002-9326-590X
  • Leandro Raizer
  • Murilo Marreco Pedroso
  • Marcela de Andrade Rufato

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111201

Palavras-chave:

Estudantes, Ensino médio, Seletividade escolar

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisarelementosdo perfil de estudantes que frequentam o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Porto Alegre. Para tanto, revisou-seaspectosda ampliação do acesso à educação formal e da política curricular para esse nível de ensino no Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio de survey, aplicado em 2018, entre estudantes de escolas públicas das redes municipal, estadual e federal. Detalhou-se as respostas às questões do survey relativas acaracterísticas familiares e de hábitos de estudos. Identificou-se que, majoritariamente,seus paispossuem formação secundária e com renda familiar pouco acima da média nacional; têm hábito de leitura abaixo da média nacional e dedicam poucas horas a estudos paraalém do tempo na escola. Esses resultados evidenciaram um viés reprodutivo do capital escolar acumulado pelas famílias e uma relativa homogeneidade entre os estudantes,indicando um que há umprocesso de seletividade no próprio percurso do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Elizabete Caregnato, Faculdade de Educação PPGEducação - UFRGS

Possui Mestrado em Ciência Política pela UFRGS (1992) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2004).  É professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Pesquisa e orienta pesquisas, a partir da Sociologia da Educação, sobre temas da educação superior e da educação de nível médio. Também trabalha com aspectos sociológicos e educacionais no âmbito do ensino de Sociologia. 

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

CAREGNATO, C. E.; RAIZER, L.; MARRECO PEDROSO, M.; DE ANDRADE RUFATO, M. Estudantes concluintes do ensino médio público de Porto Alegre: entre a expansão do acesso à escolarização e a seletividade escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111201. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111201. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial