Precarização da Escola Pública e suas Implicações no Processo de Escolarização de Jovens de Camadas Populares: Um Relato de Jovens Estudantesda Escola Dr. Celso Malcher, Bairro da Terra Firme, Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111178

Palavras-chave:

Juventude, Escola, Processo de Escolarização, Precarização

Resumo

Neste artigo apresentam-se os dados relativos à pesquisa de campo realizada durante os estudos de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/PPEB/UFPA, que teve como objetivo investigar sobre o processo de mobilização e luta dos jovens, pelo direito à educação, no seu itinerário de escolarização dos jovens da Escola Dr. Celso Malcher, entendendo este processo como paulatino na vida de cada sujeito, marcado por muitas idiossincrasias características peculiares de cada grupo conforme o espaço, o tempo e as condições dadas aos vários agentes. Durante a pesquisa, trabalhamos com duas categorias, escolhidas, a priori, a desigualdade e a contradição. O processo de escolarização dos jovens das camadas populares é marcado/permeado por grandes desafios, pois a garantia de uma escola e educação de qualidade para todos têm avançado muito lentamente no Brasil. As grandes desigualdades sociais existentes no Brasil são empecilho para a maioria dos jovens das camadas populares completarem o período de formação na escola básica.  O estudo revelou que as categorias infraestrutura e trabalho influenciam bastante no processo de escolarização dos jovens, que culmina em mobilizações e participação dos jovens da escola em prol do direito a uma educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesus de Nazaré de Lima Costa, Semec Acará/PA

Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2014). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Currículo da Escola Básica (PPEB/UFPA). Especialista em Filosofia da Educação (2015/UFPA); Especialista em Questões Étnico-raciais (2016/UFPA) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2016/ESAMAZ). Tem experiencia nas temáticas: Gênero e Etnia, Ações Afirmativas e Políticas Clássicas. Na área de Filosofia desenvolve pesquisa no campo da Filosofia Moderna com ênfase em Filosofia Política (direito, estado, ciência, política e contrato). Professora na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro II - Quilombola. Baixo Acará/Pa.

Maria José Aviz Rosário

Doutora em Educação.  Professora da Universidade

Federal do Pará,  Belém,  Pará,  Brasil.

Doutora em Educação.  Professora da Universidade

Federal do Pará,  Belém,  Pará,  Brasil

Thaís Pimenta Pimentel

Especialista em Educação Étnico Racial.  Professor da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua, Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

COSTA, J. de N. de L.; ROSÁRIO, M. J. A.; PIMENTEL, T. P. Precarização da Escola Pública e suas Implicações no Processo de Escolarização de Jovens de Camadas Populares: Um Relato de Jovens Estudantesda Escola Dr. Celso Malcher, Bairro da Terra Firme, Belém (PA). Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111178. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111178. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial