A importância da poesia digital no acesso à literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111172

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Pesquisa em Educação Básica

Resumo

Este artigo visa a discutir a respeito dos textos poéticos que são veiculados na rede social Instagram e como eles podem ser incorporados nas aulas de literatura, discorrendo a respeito das novas tecnologias e da relação do ensino que a escola oferece com esses fatores, além de tentar compreender melhor o letramento literário e como ele está ligado diretamente ao ensino de literatura através da relação com os textos literários estudados. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas sobre o tema e questionário respondido por professores de Língua Portuguesa e Literatura e alunos dos períodos finais do curso de Letras de Caruaru e algumas cidades próximas, bem como de análises feitas em perfis do Instagram que divulgam poesia autoral e de autores já conhecidos. Os resultados nos mostraram o despreparo de muitos docentes para lidar com as demandas da sociedade moderna. Recorremos aos teóricos Todorov (2009), Cosson (2014, 2015) e Martins (2016) para embasar nossa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Monteiro da Silva

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru)

Downloads

Publicado

2021-09-23

Como Citar

SILVA, A. M. da. A importância da poesia digital no acesso à literatura. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111172. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111172. Acesso em: 30 nov. 2022.