Jovens de terreiros no chão da escola

tensões e resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111165

Palavras-chave:

Jovens. Terreiro. Escola

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou os jovens de terreiros e o espaço escolar. Essa investigação se estabeleceu a partir da articulação entre o campo educacional e religioso e, para isso, traz algumas reflexões teórico-conceituais sobre juventude e a relação com a escola e a religião. Entende-se que a juventude como um grupo social e diverso que, embora seja parametrizado por uma faixa etária, produz juventudes diferentes a partir da relação entre o mundo objetivo e o subjetivo. Apesar de uma aparente unidade, a juventude é compreendida na sua pluralidade quando se considera a classe, a etnia, o gênero, a raça, o econômico e a religião como elementos importantes na sua constituição. Os resultados da pesquisa apontam os jovens de terreiros constroem suas estratégias de resistência ao preconceito no espaço escolar, mas estas não garantem a transformação do campo ou no reconhecimento legítimo das suas crenças. Conclui-se que o papel da escola é fazer a mediação das tensões e possibilitar a ampliação do repertório juvenil quanto à pluralidade e diversidade cultural religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria de Jesus Castro, Secretaria Estadual de Educação

Mestra em Educação. Pedagoga e Professora concursada da Secretaria Estadual de Educação

Cláudia Valente Cavalcante, PUC Goiás

Doutora em Educação. Professora da Escola de Formação de Professores e Humanidades e do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás. Lider do grupo Juventude e Educação (CNPq)

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

CASTRO, C. M. de J.; CAVALCANTE, C. V. Jovens de terreiros no chão da escola: tensões e resistências. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111165. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111165. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial