Jovens de terreiros no chão da escola
tensões e resistências
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111165Palavras-chave:
Jovens. Terreiro. EscolaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou os jovens de terreiros e o espaço escolar. Essa investigação se estabeleceu a partir da articulação entre o campo educacional e religioso e, para isso, traz algumas reflexões teórico-conceituais sobre juventude e a relação com a escola e a religião. Entende-se que a juventude como um grupo social e diverso que, embora seja parametrizado por uma faixa etária, produz juventudes diferentes a partir da relação entre o mundo objetivo e o subjetivo. Apesar de uma aparente unidade, a juventude é compreendida na sua pluralidade quando se considera a classe, a etnia, o gênero, a raça, o econômico e a religião como elementos importantes na sua constituição. Os resultados da pesquisa apontam os jovens de terreiros constroem suas estratégias de resistência ao preconceito no espaço escolar, mas estas não garantem a transformação do campo ou no reconhecimento legítimo das suas crenças. Conclui-se que o papel da escola é fazer a mediação das tensões e possibilitar a ampliação do repertório juvenil quanto à pluralidade e diversidade cultural religiosa.
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