Os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida de estudantes pretos e pardos do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111132

Palavras-chave:

Pandemia. População negra. Educação. Índice de aprendizagem.

Resumo

O novo coronavírus foi identificado no mundo em 2019 e chegou ao Brasil em 2020, levando a população mundial a reorganizar seu modo de viver e a se deparar com vários desafios a serem superados, inclusive nas redes de ensino, que se viram obrigadas a se adaptarem aos moldes de educação remota. Assim, a partir de uma análise documental, discorremos acerca dos impactos da pandemia na vida escolar dos estudantes pardos e pretos, tendo em vista as adversidades que historicamente já fazem parte da vivência deste grupo, que geralmente pertence às classes sociais menos favorecidas. Como principal documento, foi utilizado o infográfico “O impacto do racismo e da pandemia na trajetória dos jovens negros no ensino médio”, além de dados relativos à qualidade do aprendizado, disponíveis em portais educacionais reconhecidos por órgãos legais, com vistas a esboçar a complexa condição de tais alunos para manterem a rotina dos estudos em 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Rezende Perini, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS – UCP

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (Universidade Católica de Petrópolis). Mestre em Ciência Tecnologia e Educação (Faculdade Vale do Criicaré); Especialista em Novas Tecnologias Educacionais e em Química; Bacharel e Licenciada Plena em Química. Professora efetiva de Química na rede pública estadual do ES. Atualmente ocupa o cargo de Técnica Pedagógica na Assessoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

Flávia Marcele Cipriani, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS – UCP

Doutoranda em Educação (Universidade Católica de Petrópolis), Mestra em Psicologia (Universidade Federal de Juiz de Fora), Especialista em Inspeção e Gestão Escolar (CES/PUC MG), Graduada e Licenciada em Letras e Pedagogia (CES/PUC MG).

Downloads

Publicado

2021-09-23

Como Citar

PERINI, E. R.; CIPRIANI, F. M. Os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida de estudantes pretos e pardos do Brasil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111132. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111132. Acesso em: 30 nov. 2022.