Adolescentes-Jovens e o Grêmio estudantil na escola pública

questões sobre participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111030

Palavras-chave:

Grêmio Estudantil. Participação Estudantil. Escola democrática.Adolescentes-jovens.

Resumo

O presente artigo tempor objetivo analisar a participação de estudantes através do grêmio estudantil. Buscou entender a organização do grêmio estudantil, como está sendo construída essa participação na escola e como isso tem impactado na vida dos estudantes fora do cotidiano escolar. Fundamentada na metodologia qualitativa, especificamente em um estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual do ensino médio no Agreste de Pernambuco. O grêmio estudantil configura-se como um espaço que pode promover experiências participativas com os estudantes e com isso desenvolver práticas cada vez mais democráticas. Tendo em vista que o grêmio estudantil é na maioria das vezes a primeira oportunidade de os estudantes participarem de um espaço democrático e coletivo, trata-se de um incentivo, mesmo que de forma indireta, a desenvolver a participação de forma ativa. É um espaço em favor do qual precisamos reafirmar sua proposta e conquista na escola. Práticas encontradas em nosso estudo, fortalecer o grêmio estudantilé promover cada vez mais uma educação democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Plínio Xavier de Figueirôa, Mestre em Educação Culturas e identidades (UFRPE / FUNDAJ)

Mestre em Educação Culturas e identidades (UFRPE / FUNDAJ). Pesquisador do Laboratório de História das Infâncias do Nordeste - Lahin/UFRPE

Humberto da Silva Miranda, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

FIGUEIRÔA, P. X. de; MIRANDA, H. da S. Adolescentes-Jovens e o Grêmio estudantil na escola pública: questões sobre participação. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111030. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111030. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial