Adolescentes-Jovens e o Grêmio estudantil na escola pública
questões sobre participação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111030Palavras-chave:
Grêmio Estudantil. Participação Estudantil. Escola democrática.Adolescentes-jovens.Resumo
O presente artigo tempor objetivo analisar a participação de estudantes através do grêmio estudantil. Buscou entender a organização do grêmio estudantil, como está sendo construída essa participação na escola e como isso tem impactado na vida dos estudantes fora do cotidiano escolar. Fundamentada na metodologia qualitativa, especificamente em um estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual do ensino médio no Agreste de Pernambuco. O grêmio estudantil configura-se como um espaço que pode promover experiências participativas com os estudantes e com isso desenvolver práticas cada vez mais democráticas. Tendo em vista que o grêmio estudantil é na maioria das vezes a primeira oportunidade de os estudantes participarem de um espaço democrático e coletivo, trata-se de um incentivo, mesmo que de forma indireta, a desenvolver a participação de forma ativa. É um espaço em favor do qual precisamos reafirmar sua proposta e conquista na escola. Práticas encontradas em nosso estudo, fortalecer o grêmio estudantilé promover cada vez mais uma educação democrática.Downloads
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