Um estudo sobre a construção da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110182

Palavras-chave:

Identidade, Formação docente.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir alguns dos fatores que auxiliam na construção da identidade docente. Tais fatores se encontram nos trilhos sócio-históricos, profissionais e cognitivos da sociedade, formando e reformando a práxis educativa num processo de constante transformação e evolução. Para mais, o artigo busca compreender como os diferentes fatores interferem nas identidades dos profissionais que se encontram nas salas de aulas, de tal modo que suas práticas sejam alteradas ao decorrer de suas vidas profissionais. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Freire (2011), Ciampa (1984), Dubar (1997), Hall (2005), Bauman (2005), entre outros, que dizem respeito à construção da identidade. Logo, conclui-se que a cultura, a moral e a ética, estabelecidas em uma sociedade, na qual o sujeito está inserido, inferem nas identidades dos indivíduos. De igual modo, a globalização em comunhão com a economia, também contribuem para esse formar e reformar da identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clériston Jesus da Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus I). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Graduado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XXII). Atuou no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com a CAPES, de 2014 a 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-23

Como Citar

CRUZ, C. J. da. Um estudo sobre a construção da identidade docente. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110182. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110182. Acesso em: 26 set. 2022.