Show da Física: uma aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.109304

Palavras-chave:

Estratégia de Ensino, Física, Projeto

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência do projeto Show da Física, realizado por um professor atuante em uma escola rural da rede estadual paulista. Para o aporte teórico os autores elucidados são Gauthier, Bissonnette e Richard (2014), Bissonnette e Richard (2013), Roldão (2009), Izquierdo (2011) entre outros. Como procedimento metodológico adotamos a descrição do contexto escolar, descrição do projeto Show da Física, da distribuição dos experimentos, da montagem e organização da sala de aula, da apresentação no dia da feira e as consequências do pós-projeto. Ela se encerrou com uma avaliação que busca um feedback do aluno e da sua experiência frente a todo o processo. Conclui-se que a estratégia de ensino descrita promoveu elementos que são relevantes ao desenvolvimento global do aluno, como: Oralidade, trabalho em equipe, organização, pesquisa, apresentação das ideias e respeito aos prazos de cada etapa. Observa-se, ainda, que o papel do professor foi fundamental para um ensino eficaz. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Garufe Gomes, Universidade de Taubaté

Mestrando em Educação, professor de educação básica II

Ana Maria Corrêa Gimenes Calil, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação, professora e coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Educação

Antonio Rodolfo Souza da Silva, Universidade de Taubaté

Mestrando em Educação, professor de educação básica II

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação, professora e coordenadora adjunta do programa de Mestrado Profissional em Educação

Laura Rechdan Ribeiro Novaes, Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação, diretora de escola

Virginia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação, professora do programa de Mestrado Profissional em Educação

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

GOMES, D. G.; CALIL, A. M. C. G.; SILVA, A. R. S. da; BUSSOLOTTI, J. M.; RIBEIRO NOVAES, L. R.; PRÓSPERO DA CUNHA, V. M. Show da Física: uma aprendizagem significativa. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.109304. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/109304. Acesso em: 7 dez. 2022.