Educação Física e produção discente em um contexto de iniciação à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106551

Palavras-chave:

PIBID, Educação Física, produção do educando

Resumo

Dentro do contexto formativo e pedagógico do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o presente relato de experiência tem como objetivo central apresentar a produção dos educandos do ensino médio na problematização da disciplina de Educação Física. Para subsidiar as discussões, o relato mobiliza conceitos de “terceiro espaço” (ZEICHNER, 2010) e de “dialogicidade” (FREIRE, 1987), fundamentando as interlocuções entre o curso de formação de professores e os espaços escolares e propondo o ponto de partida principal para a referida proposta pedagógica. Assim, o relato conta com a descrição do cenário formativo/pedagógico, com a apresentação de alguns componentes da tematização e, principalmente, com a valorização dos conhecimentos construídos pelos educandos na fase da problematização, por meio do detalhamento de algumas produções dos Grupos Temáticos de Trabalho (GTT). Em linhas gerais, destacaram-se três aspectos centrais na produção dos educandos: a apropriação dos conteúdos da tematização; o reconhecimento dos educandos como produtores de conhecimento; e a multiplicidade de temas e formatos dos trabalhos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ex-bolsista de iniciação à docência do subprojeto Educação Física PIBID/UFRJ.

Gabriel de Sousa Vandelli Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando de licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ex-bolsista de iniciação à docência do subprojeto Educação Física PIBID/UFRJ.

Tatiany Margarido dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ex-bolsista de iniciação à docência do subprojeto Educação Física PIBID/UFRJ.

Lorenna Andrade Sampaio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ex-bolsista de iniciação à docência do subprojeto Educação Física PIBID/UFRJ.

Danielle Machado Vasconcellos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ex-bolsista de iniciação à docência do subprojeto Educação Física PIBID/UFRJ.

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde, Mestre em Educação em Ciências e Saúde e licenciado em Educação Física, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais da Coordenação de Extensão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

Downloads

Publicado

2021-09-23

Como Citar

SANTOS, M. G. L. de S. dos; CARNEIRO, G. de S. V.; SANTOS, T. M. dos; SAMPAIO, L. A.; VASCONCELLOS, D. M.; SARTI, R. Educação Física e produção discente em um contexto de iniciação à docência. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.106551. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106551. Acesso em: 28 nov. 2022.