Tematização da cultura corporal africana e afro-brasileira na Educação Física: uma experiência de estágio na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106544

Palavras-chave:

Cultura corporal africana, Cultura corporal afro-brasileira, Educação infantil

Resumo

A Cultura Corporal consiste em um conjunto de conhecimentos tratados pela Educação Física que reconhecem as expressões corporais enquanto linguagens histórica e culturalmente construídas, sendo a Africana e Afro-brasileira próprias em suas especificidades no que tange ao corpo e às práticas corporais. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a tematização da cultura corporal africana e afro-brasileira na Educação Infantil, orientada por uma proposta crítica de ensino, a partir da experiência no estágio supervisionado em Educação Física. Assim, ele consiste em um relato descritivo-reflexivo elaborado por um estagiário, com contribuições dos professores-supervisores, revelando o exercício de planejamento e construção das práticas no contexto escolar. Consideramos que a elaboração do planejamento sob prisma histórico e a sequência didático-pedagógica desenvolvida contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem e apropriação da temática por crianças daquele nível de ensino. Além disso, a tematização Africana e Afro-Brasileira permitiu às crianças compreenderem as práticas corporais cotidianas enquanto não-neutras e marcadas pelos saberes de matriz africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro de Oliveira Milagres, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/Minas Gerais, Brasil.

Mestrando em Educação pelo PPGE-UFV, com ênfase em Educação, Instituições, Memória e Subjetividade. Licenciado no Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - campus viçosa. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Sociedade (LEPEFES) na UFV e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) na UFMG. Interesse de pesquisa nas áreas de História da Educação, História do Corpo e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.

Anderson da Cunha Baia, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/Minas Gerais, Brasil.

Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/Minas Gerais, Brasil.

Professora adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

MILAGRES, P. de O.; BAIA, A. da C.; DOS SANTOS, D. S. Tematização da cultura corporal africana e afro-brasileira na Educação Física: uma experiência de estágio na Educação Infantil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.106544. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106544. Acesso em: 29 mar. 2024.