Histórias de vida, histórias de formação: narrativas de/sobre formação de integrantes de um grupo de estudos e pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.106347Palavras-chave:
Profissão docente. Narrativas. Formação de professores.Resumo
O presente ensaio teórico-metodológico, de natureza qualitativa e de abordagem bibliográfica e empírica, objetivou analisar e compreender sobre os aspectos formativos da docência, inscritos em seis narrativas de integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado, da Universidade Federal de Viçosa. A partir de uma dinâmica motivada pela discussão acerca a formação de professores em um prisma teórico-metodológico das pesquisas narrativas, partiu-se das histórias e das experiências compartilhadas pelos sujeitos, para se discutir frente ao conhecimento produzido e a literatura especializada, os movimentos de formação, de desenvolvimento e de aprendizagem profissionais, relacionando os componentes micro e macro sociais. Então, pode-se observar a potencialidade de se refletir os processos formativos dos professores partindo das trajetórias de vida e formação narradas.Downloads
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