Histórias de vida, histórias de formação: narrativas de/sobre formação de integrantes de um grupo de estudos e pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106347

Palavras-chave:

Profissão docente. Narrativas. Formação de professores.

Resumo

O presente ensaio teórico-metodológico, de natureza qualitativa e de abordagem bibliográfica e empírica, objetivou analisar e compreender sobre os aspectos formativos da docência, inscritos em seis narrativas de integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado, da Universidade Federal de Viçosa. A partir de uma dinâmica motivada pela discussão acerca a formação de professores em um prisma teórico-metodológico das pesquisas narrativas, partiu-se das histórias e das experiências compartilhadas pelos sujeitos, para se discutir frente ao conhecimento produzido e a literatura especializada, os movimentos de formação, de desenvolvimento e de aprendizagem profissionais, relacionando os componentes micro e macro sociais. Então, pode-se observar a potencialidade de se refletir os processos formativos dos professores partindo das trajetórias de vida e formação narradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Formação de Professores: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado. 

Karen Laíssa Marcílio Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Viçosa

Mirelle Barbosa de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Biologia e Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

DEROSSI, C. C.; FERREIRA, K. L. M.; DE SOUZA, M. B. Histórias de vida, histórias de formação: narrativas de/sobre formação de integrantes de um grupo de estudos e pesquisas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.106347. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106347. Acesso em: 18 abr. 2024.