Eu me vejo: representação e representatividade nas obras literárias presentes no Programa Nacional Biblioteca na escola 2013

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.105867

Palavras-chave:

literatura infanto-juvenil, PNBE, representação, raça, representatividade.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de iniciação científica intitulada “eu me vejo: representação e representatividade nas obras literárias presentes no Programa Nacional Biblioteca na escola 2013” que teve como objetivo principal ler e investigar quais obras, do acervo do PNBE do ano de 2013, possuem protagonistas negros e, dentro dessas, como eram as representações étnicas. Para construir esta pesquisa, iniciei leituras e reflexões referentes aos estudos sobre raça no Brasil conforme Antonio Sergio Guimarães e sobre os conceitos de representação e representatividade – tendo como principal referência Stuart Hall. No segundo momento, desenvolvi uma análise das obras literárias selecionadas pelo PNBE, para verificar quais representações de etnia estão presentes nesse acervo. Dos 120 livros do acervo indicado para os últimos anos do ensino fundamental, averiguei que apenas quatro obras literárias possuem protagonistas negros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Boardman de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

DE SOUZA, T. B. Eu me vejo: representação e representatividade nas obras literárias presentes no Programa Nacional Biblioteca na escola 2013. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.105867. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/105867. Acesso em: 19 abr. 2024.