Pensando a diferença na escola – possibilidades de um currículo multicultural

Autores

  • Michele Barcelos Doebber UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.10505

Palavras-chave:

Currículo Multicultural, Diferenças, Identidade

Resumo

O presente artigo trata do desafio de pensar uma proposta pedagógica para crianças, por meio de um projeto de abordagem multiculturalista, que valorize as diferenças e problematize as construções naturalizadas em suas vivências cotidianas. Apresenta o projeto “Descobrindo a Beleza das Nossas Origens”, desenvolvido com o objetivo de resgatar as origens dos alunos e as culturas dos povos dos quais descendem, de modo a permitir que as crianças ressignifiquem a sua história e o seu pertencimento étnico-racial a partir do contato com outros discursos e representações, principalmente dos povos indígenas e africanos. Com o desenvolvimento do projeto pode-se perceber que foi possível operar com alguns deslocamentos nas concepções dos/as alunos/as, assim como gerou maior entendimento e respeito na relação entre eles/as.

 

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Biografia do Autor

Michele Barcelos Doebber, UFRGS

Pedagoga e Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS.

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Publicado

02-12-2009

Como Citar

DOEBBER, M. B. Pensando a diferença na escola – possibilidades de um currículo multicultural. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.10505. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/10505. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial