Formação docente em colaboração: projeto “Currículo, Identidade e Diversidade”
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.104532Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar narrativas de bolsistas licenciandas em pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre suas experiências no projeto de formação docente “Currículo, Identidade e Diversidade”, vinculado ao Programa Licenciaturas da UFF e realizado em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), em Niterói-RJ. Tais narrativas foram analisadas e categorizadas em: relações na escola, educação do olhar e profissão docente. O projeto sobre o qual versa este artigo buscou fomentar a reflexão sobre as identidades e diferenças em sala de aula a partir da perspectiva da inclusão e da diversidade no currículo escolar (DORZIAT, 2011), bem como valorizar a importância de um processo de formação docente inicial em perspectiva colaborativa, que se constitua no ''chão da escola'' (MELO, 2009), um locus de reflexão coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.