Formação docente em colaboração: projeto “Currículo, Identidade e Diversidade”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104532

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar narrativas de bolsistas licenciandas em pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre suas experiências no projeto de formação docente “Currículo, Identidade e Diversidade”, vinculado ao Programa Licenciaturas da UFF e realizado em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), em Niterói-RJ. Tais narrativas foram analisadas e categorizadas em: relações na escola, educação do olhar e profissão docente. O projeto sobre o qual versa este artigo buscou fomentar a reflexão sobre as identidades e diferenças em sala de aula a partir da perspectiva da inclusão e da diversidade no currículo escolar (DORZIAT, 2011), bem como valorizar a importância de um processo de formação docente inicial em perspectiva colaborativa, que se constitua no ''chão da escola'' (MELO, 2009), um locus de reflexão coletiva.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica dos Santos Toledo, Colégio Universitário Geraldo Reis (Universidade Federal Fluminense)

Mestre em Educação (linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). e Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade Coluni-UFF (Colégio Universitário Geraldo Reis), atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Coordena o Projeto de Formação Docente: Currículo, Identidade e Diversidade, vinculado ao Edital: Programa Licenciaturas - UFF. .Integrante do FORMAR (Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Lorelay Brandão Façanha, Colégio Universitário Geraldo Reis (Universidade Federal Fluminense)

Mestre em Educação (linha de pesquisa Currículo, Docência e Linguagem) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagoga pela Faculdade de Educação da UFRJ. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade Coluni-UFF (Colégio Universitário Geraldo Reis), atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Coordena o Projeto de Formação Docente: Currículo, Identidade e Diversidade, vinculado ao Edital: Programa Licenciaturas - UFF. Participa do projeto de pesquisa intitulado "Linguagem, Cultura e Práticas Educativas'', coordenado pela Professora Doutora Cecília Goulart da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Edna Regina da Silva Aguiar Arruda, Colégio Universitário Geraldo Reis (Universidade Federal Fluminense)

Mestranda em Educação (linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pedagoga pela Universidade Maria Thereza (FAMATH). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade Coluni-UFF (Colégio Universitário Geraldo Reis), atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Coordena o Projeto de Formação Docente: Currículo, Identidade e Diversidade, vinculado ao Edital: Programa Licenciaturas - UFF. .Integrante do FORMAR (Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

TOLEDO, M. dos S.; FAÇANHA, L. B.; ARRUDA, E. R. da S. A. Formação docente em colaboração: projeto “Currículo, Identidade e Diversidade”. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104532. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104532. Acesso em: 28 mar. 2024.