Desenho Geométrico: uma reflexão sobre currículo e práticas de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.104515Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o currículo e as práticas pedagógicas relacionados ao ensino do Desenho Geométrico na educação básica por meio de uma pesquisa exploratória. Para isso, investigou-se o histórico da disciplina na educação no Brasil para que entendêssemos sua atual situação nas escolas, especificamente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo foi pesquisar algumas maneiras diferentes das abordagens tradicionais do ensino de Desenho para que, de alguma forma, os alunos tivessem mais interesse com os processos de construção gráfica propostos pelo currículo escolar. Diante de algumas práticas multidisciplinares e metodologias descritas dentro da concepção de design thinking, percebeu-se um maior envolvimento destes alunos no processo de desenvolvimento teórico e prático do Desenho Geométrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.