Jogos eletrônicos e Educação Física escolar: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104420

Resumo

Este estudo teve como objetivo refletir sobre o trato pedagógico dos jogos eletrônicos como conteúdo da Educação Física escolar nas séries finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. O trato dos jogos eletrônicos baseou-se na concepção de que jogos ‘de movimento corporal’ e jogos ‘sem movimento corporal’ são parte do conteúdo, assim, ambos formatos foram trabalhados. Nesse caminho, uma discussão importante relacionou a percepção dos alunos frente à violência dos jogos e da vida real. Esse tema trabalhado aliou-se a outros dois debates atuais no campo dos jogos eletrônicos, temas em disputa discutidos em aula: O ‘vício’ em jogos e suas relações com a vida dos jogadores; A relação entre os jogos eletrônicos, e-sports, e os esportes tradicionais conduziu outro debate. Os ‘jogos com movimento corporal’ também foram tematizados. Nessas situações, o objetivo da aula era os alunos perceberem nos seus corpos diferenças e semelhanças entre ‘jogar virtual’ e ‘jogar real’. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Nicole Marceli Nunes Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licencianda em Educação Física (UFRGS).

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

VASQUES, D. G.; CARDOSO, N. M. N. Jogos eletrônicos e Educação Física escolar: um relato de experiência. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104420. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104420. Acesso em: 28 mar. 2024.