Doping no esporte: o que jovens estudantes-atletas sabem?

Autores

  • Manoela Leiria Heinrich Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Maria Eduarda Figueiredo Canabarro de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Nicole Marceli Nunes Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. http://orcid.org/0000-0001-5137-1950
  • Daniel Giordani Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. http://orcid.org/0000-0001-8955-9676

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104415

Resumo

A partir do assunto doping e antidoping no esporte, este estudo procurou saber o que os alunos-atletas sabiam sobre doping. O objetivo foi compreender quais eram os conhecimentos dos alunos-atletas sobre doping e antidoping. A amostra da pesquisa contou com 15 sujeitos, que são estudantes-atletas do Colégio de Aplicação e que treinavam voleibol ou futsal. Para realizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com questões sobre descrição, treinos e competições, doping e antidoping. A pesquisa contou com atletas de 14 a 19 anos. A maioria dos alunos-atletas disputava competições regionais, alguns disputavam competições estaduais, e somente um afirmou competir em nível nacional. Pode-se observar que muitos atletas não souberam explicar com suas palavras o que era doping e, com isso, não souberam indicar quais substâncias são assim consideradas. Porém, é de grande importância que os alunos/atletas aprendam, desde cedo, sobre doping e antidoping, já que o uso dessa estratégia de trapaça pode acarretar em punições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Leiria Heinrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Estudante do Colégio de Aplicação da UFRGS. Bolsista do Programa Primeira Ciência.

Maria Eduarda Figueiredo Canabarro de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Estudante do Colégio de Aplicação da UFRGS. Bolsista do Programa Primeira Ciência.

Nicole Marceli Nunes Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Licencianda em Educação Física (UFRGS). Bolsista de Iniciação ao Ensino de Ciências (BIENC-UFRGS).

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

HEINRICH, M. L.; OLIVEIRA, M. E. F. C. de; CARDOSO, N. M. N.; VASQUES, D. G. Doping no esporte: o que jovens estudantes-atletas sabem?. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104415. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104415. Acesso em: 29 mar. 2024.