LIFE e formação de professores: experiências no Colégio de Aplicação/UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.103854

Resumo

Este trabalho apresenta experiências desenvolvidas no Programa Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE) do Colégio de Aplicação/UFRGS. As atividades foram estruturadas em forma de oficinas desenvolvidas para os alunos das licenciaturas em período de estágio docente, para bolsistas participantes do PIBID e para professores da rede pública de ensino. Desde 2013, cerca de 95 professores (formados e em formação) passaram por formações interdisciplinares na área das Ciências da Natureza. Os resultados indicam que houve contribuições para a formação inicial e continuada dos participantes, relatadas pelos próprios, como as dinâmicas realizadas nas oficinas, o incremento de novos conhecimentos, a reflexão em relação à educação e às atividades práticas, o compartilhamento de experiências e a compreensão a respeito da interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Cristine Ernst Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutora  em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Desde 2007, é professora efetiva do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

FRIZZO, T. C. E.; LOHMANN AREND, F.; BRITTO DA SILVA, F.; NUNES GARCIA, R.; DA ROCHA MAIA SANTOS, V. J. LIFE e formação de professores: experiências no Colégio de Aplicação/UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.103854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/103854. Acesso em: 29 mar. 2024.