Mobilidade e lazer: o uso da bicicleta no cotidiano dos estudantes do Ensino Médio.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.102345

Resumo

Entendendo a bicicleta, como um importante meio de deslocamento ou de lazer entre os jovens, e concebida não apenas como um meio de transporte no caótico fluxo urbano de nossas cidades, mas também como uma aliada na questão da busca pela qualidade de vida, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância da bicicleta no processo de deslocamento e na qualidade de vida dos alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação - UFV, localizado na cidade de Viçosa – MG, cidade universitária, fortemente influenciada por uma população jovem. Metodologicamente, a pesquisa é um estudo de caso e segue um caráter analítico descritivo visando compreender a existência de uma relação entre bicicleta, mobilidade, lazer e estudantes. O uso da bicicleta é amplamente possibilitado pela presença de uma topografia plana, existindo, no entanto, uma redução do seu uso em função da violência urbana e da inexistência de uma política pública que valorize sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Tiradentes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO - COLUNI

Possui graduação em GEOGRAFIA (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (1992). Especialização em Educação pela UFV (1998). Graduação em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Especialização em Ciências do Treinamento de Alto Nível pela UFRRJ (2001). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro (2004). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), tendo realizado o doutorado sanduíche junto a Universidade do Minho - Campus de Guimarães (2007/2008). Pós-doutorado em Geografia, pela Universidade de Coimbra - Portugal, realizado no Centro de Estudos Geográficos e Ordenamento do Território - CEGOT, concluído em fevereiro de 2017. Atualmente é professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa, lotado no Colégio de Aplicação - COLUNI. Ex. Coordenador da Área de Geografia do CAp-COLUNI. Ex-supervisor e professor orientador do Curso Lato Sensu em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis da UFV. Ex-membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE da UFV. Membro do Comissão de Pesquisa do Colégio de Aplicação /COLUNI - UFV. Editor Chefe e presidente do Comitê Editorial da Revista Ponta de Vista. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Turismo no Espaço Rural, Geografia dos Esportes, Meio Ambiente e Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

NUNES, Y. A.; TIRADENTES, L. Mobilidade e lazer: o uso da bicicleta no cotidiano dos estudantes do Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.102345. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/102345. Acesso em: 19 abr. 2024.