O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES? UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENADE 2013

Autores

  • Otávio Canozzi Conceição Fundação Getúlio Vargas, Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP). São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0896-2955
  • Marco Túlio Aniceto Franca Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios, Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1865-323X
  • Paulo de Andrade Jacinto Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Curitiba, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8563-9190

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.93270

Palavras-chave:

Propensity Score Matching, Mobilidade acadêmica internacional, Ciência Sem Fronteiras

Resumo

O trabalho objetiva mensurar o efeito do programa Ciência sem Fronteiras
(CSF) no desempenho estudantil, apresentando estimativas do seu impacto na nota
dos ex-bolsistas do programa a partir de microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013. A metodologia empregada foi o propensity score
matching (PSM) com o propósito de comparar os alunos do CSF com dois grupos de
controle: a) estudantes que participaram de nenhum programa de intercâmbio; b) estudantes que fizeram intercâmbio, por meio de outros programas, durante a graduação. Os resultados revelam que o CSF tem um impacto positivo e significativo em
duas medidas de desempenho dos alunos: nota geral e formação geral para diferentes
tipos de pareamento independente do grupo de comparação. Entretanto, os resultados
mostram-se pequenos diante dos custos do programa.

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Biografia do Autor

Otávio Canozzi Conceição, Fundação Getúlio Vargas, Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutorando no Programa de pós graduação em Teoria Econômica na FGV/EESP.

Marco Túlio Aniceto Franca, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios, Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor adjunto no programa de pós graduação em economia do desenvolvimento na Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do sul

Paulo de Andrade Jacinto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Curitiba, Paraná, Brasil.

Professor titular no programa de pós graduação em desenvolvimento econômico na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Conceição, O. C., Franca, M. T. A., & Jacinto, P. de A. (2021). O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES? UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENADE 2013. Análise Econômica, 39(80). https://doi.org/10.22456/2176-5456.93270

Edição

Seção

Artigos