A DEMANDA POR CAMINHÕES NO BRASIL

UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA

Autores

  • Carlos Aurélio Bustamante Gonçalves Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9745-8717
  • Antonio Carlos Manfredini-Oliveira Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração. São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5667-523X

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.87271

Palavras-chave:

demanda veicular, mercado de caminhões, estudo econométrico de demanda, demanda de caminhões no Brasil, vendas de caminhões, demanda de veículos comerciais de carga, modelo econométrico de demanda de caminhões no Brasil

Resumo

A demanda por caminhões no Brasil tem sido historicamente uma escolha incomum para análise econométrica, resultando em uma escassez de estudos sobre esse assunto, inconsistente com a relevância econômica do transporte rodoviário de mercadorias e seu domínio histórico sobre qualquer outro meio de transporte no país. Resulta que não há nenhum estudo publicado no Brasil abordando exclusivamente a demanda por caminhões. Este artigo aborda a demanda por caminhões no Brasil, fazendo uso extensivo de dados secundários em modelos de regressão linear. Além da escolha do assunto em si, este estudo inova ao incluir variáveis expectacionais na análise. Em comparação com os estudos pesquisados sobre a demanda de carros de passageiros, outras melhorias foram realizadas, como a decomposição do PIB em setores (agropecuária, indústria e serviços), o uso de variáveis defasadas e a utilização de dados de um período de 23 anos (de 1996 a 2018). Os resultados demonstram que variáveis tipicamente adotadas em estudos de demanda automotiva também são relevantes para a demanda de caminhões, como preço, crédito e renda (representada pelos três componentes do PIB). Variáveis de natureza expectational (representadas pela expectativa de PIB, sondagens da indústria e, mesmo, variações do Ibovespa) se mostraram uma adição válida ao modelo. As conclusões deste estudo permitem uma melhor compreensão do comportamento do mercado de caminhões no Brasil, potencialmente auxiliando na tomada de decisões dos integrantes dessa indústria.

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Biografia do Autor

Carlos Aurélio Bustamante Gonçalves, Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduado em Engenharia Mecânica de Automação e Sistemas pela Escola Politécnica da
USP, cursou MBA em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV, especializando-se em Docência
e, na sequência, em Técnicas de Comunicação. Concluiu o Mestrado Profissional em
Administração pela EAESP-FGV, com distinção e menção honrosa de melhor dissertação.
Possui mais de 20 anos de experiência na indústria automobilística trabalhando
diretamente ligado ao desenvolvimento de produtos.  É professor desde 2008 da FGV-Strong nos cursos de Pós-ADM e MBA. Já lecionou as
disciplinas de Marketing, Planejamento Estratégico Empresarial, Técnicas de Comunicação,
Gestão de Pessoas, e Empreendedorismo.

(Autor)

Antonio Carlos Manfredini-Oliveira, Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1979) , graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1980) , mestrado em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1985) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1992) . Atualmente é Professor adjunto do Fundação Getulio Vargas - SP, Membro de corpo editorial da Revista de Economia Política (Impresso), Revisor de periódico da Revista de Economia Política (Impresso) e Revisor de periódico da RAE (Impresso). Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: inflação, políticas de estabilização, teoria dos jogos, teoria do controle ótimo, credibilidade e política econômica endógena.

(coautor)

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Gonçalves, C. A. B., & Manfredini-Oliveira, A. C. (2022). A DEMANDA POR CAMINHÕES NO BRASIL: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA. Análise Econômica, 40(81). https://doi.org/10.22456/2176-5456.87271

Edição

Seção

Artigos