O MERCADO PUBLICITÁRIO NO BRASIL E SEUS DETERMINANTES MACROECONÔMICOS: UM ESTUDO A PARTIR DO PRINCÍPIO DA CONSTÂNCIA RELATIVA

Autores

  • Fábio Pesavento Escola Superior de Propaganda e Marketing - Sul
  • André de Mattos Marques

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.46759

Palavras-chave:

Fatores macroeconômicos, Despesas com propaganda, Análise de componentes principais, Economia brasileira

Resumo

Nos últimos anos, o crescimento do mercado publicitário brasileiro é notável, contudo não se encontram estudos que busquem uma compreensão mais ampla dessa dinâmica. Tradicionalmente, emprega-se o Principio da Constância Relativa (PCR), o qual estabelece uma relação entre o desempenho do PIB e os gastos com propaganda. Para o período analisado (1997-2010), o PCR não encontrou suporte empírico. Para aprofundar a análise, empregou-se a Análise de Componentes Principais a fim de mensurar a influência de outros fatores macroeconômicos sobre o desempenho do mercado publicitário brasileiro. Os resultados sugerem que a dinâmica do mercado interno/externo (associado à expansão industrial e à queda do desemprego) explica 41% da variabilidade total dos dados, constituindo a principal explicação para as despesas em propaganda no período.

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Biografia do Autor

Fábio Pesavento, Escola Superior de Propaganda e Marketing - Sul

Possui graduação em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em economia pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado pela mesma instituição em 2009. Tem experiência na área de história econômica e economia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira no século XVIII, teoria institucional e cliometria.

André de Mattos Marques

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve sua atividade de pesquisa na área de Macroeconomia e Métodos Quantitativos, atuando principalmente em temas relacionados a Economia Monetária, Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Pesavento, F., & Marques, A. de M. (2016). O MERCADO PUBLICITÁRIO NO BRASIL E SEUS DETERMINANTES MACROECONÔMICOS: UM ESTUDO A PARTIR DO PRINCÍPIO DA CONSTÂNCIA RELATIVA. Análise Econômica, 34(66). https://doi.org/10.22456/2176-5456.46759