DESENVOLVIMENTO FINANCEIRO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: TEORIA E EVIDÊNCIA EMPÍRICA PARA AS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL (1995-2004)

Autores

  • Fabricio Jose Missio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Frederico Gonzaga Jayme Jr. CEDEPLAR/UFMG
  • Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira CEDEPLAR/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.39374

Palavras-chave:

Desenvolvimento financeiro, Crescimento econômico, Regressão quantílica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar teórica e empiricamente a relação entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico para as unidades federativas do Brasil. Para tanto, realiza-se um exercício econométrico com o auxílio da técnica de regressão quantílica para o período de 1995 a 2004, o que permite um mapeamento mais completo do impacto gerado pelas medidas de desenvolvimento financeiro utilizadas sobre a variável resposta. Para mensurar o desenvolvimento do sistema financeiro foram seguidas duas estratégias, baseadas na construção de indicadores que captam dimensões como o tamanho do setor, o nível de atividade, o desenvolvimento e a eficiência do sistema financeiro. Além disso, a análise emprega um indicador da preferência pela liquidez do público e dos bancos para captar o argumento pós-keynesiano. As evidências encontradas sugerem, em geral, uma relação positiva entre desenvolvimento do sistema financeiro e crescimento econômico e a possibilidade de efeitos regionais distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Jose Missio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do curso de Economia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira, CEDEPLAR/UFMG

Professora adjunta do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

Missio, F. J., Jayme Jr., F. G., & Oliveira, A. M. H. C. de. (2015). DESENVOLVIMENTO FINANCEIRO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: TEORIA E EVIDÊNCIA EMPÍRICA PARA AS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL (1995-2004). Análise Econômica, 33(63). https://doi.org/10.22456/2176-5456.39374

Edição

Seção

Artigos