IMPACTOS CONCORRENCIAIS DA ENTRADA DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO DE 2003 A 2007
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.17460Palavras-chave:
Regulação. Mercado farmacêutico. Medicamentos genéricos. Mercado relevante.Resumo
Em 1999, o mercado de medicamentos genéricos foi criado no Brasil, iniciando-se, assim, uma nova fase do mercado farmacêutico brasileiro. Através de dados cedidos pela Anvisa sobre o mercado varejista brasileiro, objetiva-se testar até que ponto a política de medicamentos genéricos tem logrado êxito. Foram utilizados dados em painel para analisar o impacto da entrada dos medicamentos genéricos sobre a estrutura do mercado, assim como o impacto nos preços e na quantidade vendida entre 2003 e 2007. Os resultados foram favoráveis à diminuição da concentração dos mercados relevantes da amostragem e também ao aumento da quantidade comercializada. Em relação aos preços, o modelo se mostrou pouco significativo, provavelmente pela política de medicamentos genéricos ser um instrumento indireto de controle de preços.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-02
Como Citar
Dantas, A. T., & Mendonça, P. A. S. (2014). IMPACTOS CONCORRENCIAIS DA ENTRADA DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO DE 2003 A 2007. Análise Econômica, 32(62). https://doi.org/10.22456/2176-5456.17460
Edição
Seção
Artigos