IMPACTOS CONCORRENCIAIS DA ENTRADA DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO DE 2003 A 2007

Autores

  • Alexis Toríbio Dantas UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Pedro Alerrandro Saccol Mendonça UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.17460

Palavras-chave:

Regulação. Mercado farmacêutico. Medicamentos genéricos. Mercado relevante.

Resumo

Em 1999, o mercado de medicamentos genéricos foi criado no Brasil, iniciando-se, assim, uma nova fase do mercado farmacêutico brasileiro. Através de dados cedidos pela Anvisa sobre o mercado varejista brasileiro, objetiva-se testar até que ponto a política de medicamentos genéricos tem logrado êxito. Foram utilizados dados em painel para analisar o impacto da entrada dos medicamentos genéricos sobre a estrutura do mercado, assim como o impacto nos preços e na quantidade vendida entre 2003 e 2007. Os resultados foram favoráveis à diminuição da concentração dos mercados relevantes da amostragem e também ao aumento da quantidade comercializada. Em relação aos preços, o modelo se mostrou pouco significativo, provavelmente pela política de medicamentos genéricos ser um instrumento indireto de controle de preços.

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Biografia do Autor

Alexis Toríbio Dantas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutor em Economia pelo Insituto de Economia Industrial da UFRJ. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ (Departamento de Evolução Econômica).

Pedro Alerrandro Saccol Mendonça, UERJ

Mestre em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ.

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Publicado

2014-09-02

Como Citar

Dantas, A. T., & Mendonça, P. A. S. (2014). IMPACTOS CONCORRENCIAIS DA ENTRADA DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO DE 2003 A 2007. Análise Econômica, 32(62). https://doi.org/10.22456/2176-5456.17460