A INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO A PARTIR DOS CASOS WAL-MART E CARREFOUR

Autores

  • Armando João Dalla Costa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10823

Palavras-chave:

Wal-Mart. Carrefour. Varejo. Mercado internacional. Empresas.

Resumo

Pelos dados da Wal-Mart, a Companhia tinha, no início de 2004,1.478 lojas de descontos, 1.471 supercenters, 538 Sam's Clubs e 64 mercados de vizinhança nos EUA. Em outros nove países operava 982 lojas de descontos, 257 supercenters, 80 Sam's Clubs e 36 mercados de vizinhança, totalizando 4.906 lojas. No mesmo ano, teve um faturamento bruto de US$ 256 bilhões, um lucro líquido de US$ 6,6 bilhões e contava com cerca de 1,6 milhão de empregados. O Carrefour ocupa o segundo lugar entre as maiores empresas varejistas, vindo após a Wal-Mart, sendo o sexto maior empregador do mundo, com 419.000 funcionários, 42.687 no Brasil. Detinha, na França, 214 hipermercados, 1.003 supermercados, 459 maxidescontos, 1.520 mercadinhos e 159 Cash & Carry. Estava presente em cerca de 30 países, com aproximadamente nove mil lojas. Com este texto pretende-se entender as reestruturações empresariais implementadas na história dos dois grupos, assim como seu processo de internacionalização e a presença de ambas no mercado brasileiro.

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Biografia do Autor

Armando João Dalla Costa

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

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Publicado

2009-10-13

Como Citar

Dalla Costa, A. J. (2009). A INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO A PARTIR DOS CASOS WAL-MART E CARREFOUR. Análise Econômica, 23(44). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10823