CRISES CAMBIAIS DOS ANOS 1990: UMA ANÁLISE SOB O ENFOQUE CUSTO-BENEFÍCIO À BARRO-GORDON

Autores

  • Tito Belchior Silva Moreira
  • Maurício Barata de P. Pinto
  • Geraldo da Silva e Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10797

Palavras-chave:

Modelo Barro-Gordon. Crises cambiais. Função perda. Análise discriminante. Análise de agrupamento.

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar se os países envolvidos nas principais crises cambiais dos anos 1990 seriam anunciados como vulneráveis às respectivas crises, com base em previsões levadas a cabo com uso de um escore de avaliação de crise definido pela função perda de Barro- Gordon (1983). Este escore de crise depende da inflação e do crescimento real do produto. É um construto definido com a utilização de métodos estatísticos de análise multivariada. Neste contexto os países da amostra são avaliados. Identificam-se os mais vulneráveis às crises cambiais por meio da análise de conglomerados. A classificação obtida é validada com o uso de análise discriminante. Os resultados são consistentes com os observados na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Belchior Silva Moreira

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Maurício Barata de P. Pinto

Não há resumo.

Geraldo da Silva e Souza

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Moreira, T. B. S., Pinto, M. B. de P., & Souza, G. da S. e. (2009). CRISES CAMBIAIS DOS ANOS 1990: UMA ANÁLISE SOB O ENFOQUE CUSTO-BENEFÍCIO À BARRO-GORDON. Análise Econômica, 23(43). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10797

Edição

Seção

Artigos