O CAPITAL HUMANO EM UM MODELO DE CRESCIMENTO ENDÓGENO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 1970-1995

Autores

  • Flávio de Oliveira Gonçalves
  • Fernando Seabra
  • Joanílio Rodolpho Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10565

Palavras-chave:

Crescimento. Capital humano. Difusão tecnológica.

Resumo

Utilizando dados dos estados brasileiros do PIB, população economicamente ativa e capital humano, ajustou-se uma função de produção aumentada para incluir um termo progresso técnico, gerando, portanto, um modelo de crescimento endógeno. Os resultados mostram que o capital humano desenvolve um importante papel na determinação das diferenças interestaduais de renda per capita. Estimou-se depois a relação entre renda inicial e taxas de crescimento, buscando evidências sobre a existência de convergência das rendas per capita. Esta hipótese foi aceita, apesar de se ter verificado uma baixa velocidade de convergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio de Oliveira Gonçalves

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Fernando Seabra

Não há resumo.

Joanílio Rodolpho Teixeira

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-06

Como Citar

Gonçalves, F. de O., Seabra, F., & Teixeira, J. R. (2009). O CAPITAL HUMANO EM UM MODELO DE CRESCIMENTO ENDÓGENO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 1970-1995. Análise Econômica, 16(29). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10565

Edição

Seção

Artigos