DESENVOLVIMENTO POLARIZADO E DESEQUILÍBRIOS REGIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Nali de Jesus de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10451

Palavras-chave:

Concentração. Convergência. Despolarização.

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar algumas idéias clássicas sobre as causas das desigualdades regionais, incluindo os instrumentos de política normalmente recomendados para promover um crescimento mais equilibrado do ponto de vista espacial, procurando conciliar eficiência com eqüidade. O trabalho compreende o exame da teoria do crescimento polarizado, do princípio da causação circular e acumulativa de Myrdal e da origem e situação das desigualdades regionais no Brasil, incluindo o exame da hipótese de Kuznets e da possível reversão da polarização do crescimento econômico no País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nali de Jesus de Souza

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

Souza, N. de J. de. (2009). DESENVOLVIMENTO POLARIZADO E DESEQUILÍBRIOS REGIONAIS NO BRASIL. Análise Econômica, 11(19). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10451

Edição

Seção

Artigos