O VALOR, A RIQUEZA E A TEORIA DE SMITH

Autores

  • Reinaldo A. Carcanholo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10373

Palavras-chave:

Valor. Riqueza. Adam Smith.

Resumo

Este artigo, depois de mostrar que a teoria do valor não pode ser confundida com uma simples teoria dos preços relativos, apresenta uma reinterpretação do enfoque smithiano. Busca-se não suas supostas contradições, mas sua coerência interna. Toda dificuldade ha leitura da teoria do valor de Smith foi atribuída a erro do observador, resultado da deformação de seu próprio ponto de vista. Dessa maneira, pode-se mostrar que as críticas que tiveram origem em Ricardo e no próprio Marx, não são satisfatórias em sua quase totalidade. Smith readquire, dessa maneira, maior relevância dentro do pensamento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo A. Carcanholo

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-09-29

Como Citar

Carcanholo, R. A. (2009). O VALOR, A RIQUEZA E A TEORIA DE SMITH. Análise Econômica, 9(15). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10373

Edição

Seção

Artigos