CAPITAL HUMANO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UM REEXAME DA ABORDAGEM MINCERIANA PARA GRUPOS DE PAÍSES

Autores

  • Almir Bittencourt da Silva
  • Emerson Marinho

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10899

Palavras-chave:

Produtividade. Capital humano. Função de produção. Minceriana.

Resumo

O capital humano é reconhecidamente considerado na literatura econômica como um fator chave para o crescimento econômico. Conforme a abordagem neoclássica, o capital humano deve ser considerado como um fator de produção adicional no processo produtivo. Assim, o processo de crescimento econômico é explicado por sua acumulação. O objetivo deste artigo é estimar a contribuição do capital humano no processo de crescimento econômico utilizando uma amostra de 68 países, no período de 1960 a 1990, considerando amostras de subgrupos de países segundo seu nível de desenvolvimento. A análise empírica é implementada utilizando a abordagem da função de produção do tipo minceriana. Os resultados obtidos mostram que os dados são consistentes com a abordagem Minceriana na modelagem do capital humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Bittencourt da Silva

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Emerson Marinho

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-15

Como Citar

Silva, A. B. da, & Marinho, E. (2009). CAPITAL HUMANO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UM REEXAME DA ABORDAGEM MINCERIANA PARA GRUPOS DE PAÍSES. Análise Econômica, 26(49). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10899

Edição

Seção

Artigos