CONSUMO AGREGADO E PLANOS DE ESTABILIZAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Jean Carlo Machado
  • Rosa Fontes

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10652

Palavras-chave:

Ciclo de vida. VAR. Planos econômicos.

Resumo

Esse trabalho procurou avaliar o impacto dos planos de estabilização da economia brasileira das décadas de 80 e 90 sobre o consumo agregado das famílias. Estimaram-se vetores auto-regressivos da renda, do consumo e da oferta monetária, utilizando variáveis binárias exógenas para indicar a ocorrência dos planos. Os resultados indicaram que os hábitos de consumo das famílias são a variável de maior influência em seu comportamento presente. Constatou-se, ainda, pela análise dos planos de estabilização, que alterações transitórias na renda ou na riqueza dos indivíduos, incapazes de mudar suas expectativas quanto ao tempo que lhes resta de vida ou trabalho, não alteram permanentemente o consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlo Machado

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Rosa Fontes

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Machado, J. C., & Fontes, R. (2009). CONSUMO AGREGADO E PLANOS DE ESTABILIZAÇÃO NO BRASIL. Análise Econômica, 19(35). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10652

Edição

Seção

Artigos