O COMÉRCİO INTRAINDUSTRIAL ENTRE BRASIL E OS PAÍSES DA OCDE: DECOMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE SEUS DETERMINANTES

Autores

  • Alex Sander Souza do Carmo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Maurício Vaz Lobo Bittencourt Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.30661

Palavras-chave:

Comércio intraindustrial, Diferenciação de produtos, Painel de dados

Resumo

O objetivo principal do presente trabalho é analisar o comércio intraindustrial (CII) entre o Brasil e os países da OCDE, no período compreendido de 2000 a 2009. Especificamente, pretende-se decompor o comércio intraindustrial (CII) bilateral e analisar os seus determinantes. Os principais resultados encontrados foram: os Estados Unidos e o México são os países da OCDE que possuem o maior volume e índice de comércio intraindustrial (CII) com o Brasil, respectivamente. Ademais, verificou-se que, em todas as relações bilaterais, o comércio intraindustrial vertical (CIIV) é superior ao comércio intraindustrial horizontal (CIIH), em que os produtos exportados pelo Brasil possuem qualidade inferior à dos produtos importados. Após a decomposição do comércio intraindustrial (CII), partimos para a análise empírica dos seus determinantes. Conforme o resultado obtido a partir do método de efeitos aleatórios, verificou-se que, a 10% de significância, a diferença na dotação de fatores (em termos da razão capital/trabalho) tem um impacto positivo sobre o comércio intraindustrial vertical bilateral, corroborando a hipótese central do modelo de Falvey e Kierzkowski (1987).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander Souza do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professor assistente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorando do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Maurício Vaz Lobo Bittencourt, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professor adjunto do Departamento de Economia e do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Carmo, A. S. S. do, & Bittencourt, M. V. L. (2013). O COMÉRCİO INTRAINDUSTRIAL ENTRE BRASIL E OS PAÍSES DA OCDE: DECOMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE SEUS DETERMINANTES. Análise Econômica, 31(60). https://doi.org/10.22456/2176-5456.30661