CRIME ECONÔMICO NO PARANÁ: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Salete Polonia Borilli
  • Pery Francisco Assis Shikida

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10858

Palavras-chave:

Crime econômico. Penitenciárias. Escolha racional.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste na análise do crime econômico no Paraná, por meio de um estudo de caso nas Penitenciárias Central, Estadual e Feminina de Piraquara, a partir de dados primários obtidos via aplicação de questionários/entrevistas a réus já julgados e condenados por crimes econômicos. Como corolário deste estudo, não se rejeitou a hipótese de que os criminosos migraram para as atividades ilegais na esperança de os ganhos esperados superassem os riscos da atividade. A opção pela prática do crime de natureza econômica é uma decisão individual, tomada racionalmente, com ou sem influências de terceiros, em face da percepção de custos e benefícios, assim como os indivíduos fazem em relação a outras decisões de natureza econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Polonia Borilli

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Pery Francisco Assis Shikida

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-14

Como Citar

Borilli, S. P., & Shikida, P. F. A. (2009). CRIME ECONÔMICO NO PARANÁ: UM ESTUDO DE CASO. Análise Econômica, 24(46). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10858