O EFEITO DA ESTRUTURA FAMILIAR NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Autores

  • Andressa Mielke Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Garcia Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.60036

Palavras-chave:

Economia da Família, Educação, Estrutura familiar

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a possibilidade de a estrutura familiar influenciar na educação das crianças, especificamente quanto ao atraso escolar. Para tanto, é utilizado como estratégia empírica o método de variáveis instrumentais. Explora-se como variação exógena, para a estrutura familiar, o percentual de pessoas religiosas nos municípios brasileiros com a hipótese de que existem diferentes pressões sociais sobre as estruturas familiares em função do alcance religioso dos municípios. Com base nos dados do Censo Demográfico de 2010, as evidências empíricas apontam que crianças residentes em domicílios com pai (ou padrasto) e mãe (ou madrasta) apresentam menor probabilidade de estarem defasadas na escola. Desses resultados, pode-se concluir que o efeito é mais forte entre crianças de 6 a 10 anos de idade do que entre aquelas de 11 a 14 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Mielke Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda em Economia Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Felipe Garcia Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas.

Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

Vasconcelos, A. M., Ribeiro, F. G., & Fernandez, R. N. (2017). O EFEITO DA ESTRUTURA FAMILIAR NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. Análise Econômica, 35(especial). https://doi.org/10.22456/2176-5456.60036