FATORES INTERNOS COMO DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: UM ENFOQUE GRAVITACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.39299Palavras-chave:
Comércio internacional, Indicadores de competitividade, Modelo gravitacionalResumo
A consideração de fatores internos, além das variáveis de fronteira, tem relevância crescente nos estudos acerca do comércio internacional. Diante disso, propõe-se neste estudo uma definição ampliada do conceito de facilitação de comércio que permite avaliar a contribuição de indicadores de competitividade internos das nações sobre os fluxos de comércio internacional. Assim, os objetivos deste estudo são identificar e analisar os efeitos de indicadores de competitividade relativa dos países sobre os fluxos comerciais bilaterais. Os indicadores considerados são: desempenho econômico, eficiência dos governos, eficiência dos negócios e infraestrutura das diferentes nações. Estimam-se equações de gravidade com dados de comércio de 59 países, no período de 1997 a 2011. De maneira geral, os resultados são robustos; em particular, demonstram que o nível de eficiência nos negócios indica maior impacto no comércio, em comparação com os demais indicadores.Downloads
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Publicado
2015-09-01
Como Citar
Paula, J. S. de, & Silva, O. M. da. (2015). FATORES INTERNOS COMO DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: UM ENFOQUE GRAVITACIONAL. Análise Econômica, 33(64). https://doi.org/10.22456/2176-5456.39299
Edição
Seção
Artigos