MICROCRÉDITO: ASPECTOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Márcio Bobik Braga
  • Rudinei Toneto Jr.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10643

Palavras-chave:

Microcrédito. Sistema financeiro. Informação assimétrica.

Resumo

O trabalho procura discutir as dificuldades de financiamento das microempresas dentro da lógica do sistema financeiro tradicional e como o microcrédito pode resolver este problema. O primeiro ponto do trabalho é mostrar por que as microempresas são excluídas dos financiamentos tradicionais na presença de informações assimétricas. Em seguida, apresenta-se a experiência do Grameen Bank para mostrar como arranjos contratuais específicos podem viabilizar o financiamento de pequenos empreendimentos. E, ao final, apresenta-se a experiência brasileira com microcrédito, destacando-se o PROGER (Programa de Geração de Emprego e Renda) e as primeiras instituições de microcrédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Bobik Braga

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Rudinei Toneto Jr.

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Braga, M. B., & Toneto Jr., R. (2009). MICROCRÉDITO: ASPECTOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIAS. Análise Econômica, 18(33). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10643

Edição

Seção

Artigos