MERCADOS CONTESTÁVEIS E COMPETIÇÃO NO NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

Autores

  • Elbia Vinhaes
  • Edvaldo Santana

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10640

Palavras-chave:

Competição. Reestruturação e contestabilidade.

Resumo

O modelo de reestruturação que vem sendo sugerido, e gradativamente implementado no setor elétrico brasileiro, tem, como um de seus pontos de sustentação, o princípio segundo o qual é possível promover a competição em segmentos potencialmente competitivos, como é o caso da geração de energia elétrica, e até mesmo em monopólios naturais, como é o caso da distribuição. Alguns pontos das mudanças ocorridas na indústria permitem que os grandes consumidores escolham de quem comprar a energia, não ficando na estrita dependência do distribuidor local e, assim, procurar melhores serviços e menores tarifas. O objetivo deste trabalho é mostrar, através da Teoria de Mercados Contestáveis (Baumol, et alii, 1982), se os instrumentos de regulamentação propostos pelo governo são capazes de assegurar a competição.

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Biografia do Autor

Elbia Vinhaes

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Edvaldo Santana

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Publicado

2009-10-07

Como Citar

Vinhaes, E., & Santana, E. (2009). MERCADOS CONTESTÁVEIS E COMPETIÇÃO NO NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Análise Econômica, 18(33). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10640

Edição

Seção

Artigos