FATORES ASSOCIADOS À CRIMINALIDADE VIOLENTA NO BRASIL

Autores

  • Diego Pierotti Procópio
  • Silvia Harumi Toyoshima

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.51903

Palavras-chave:

Criminalidade Violenta, Mercado de Drogas, Dados em Painel

Resumo

Objetiva-se neste estudo avaliar quais fatores estão associados à criminalidade violenta no Brasil. As categorias de crimes selecionadas foram as de homicídios, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte. Para a realização deste estudo é utilizado o modelo econométrico na estrutura de dados em painel para todas as unidades federativas brasileiras. Os resultados indicam que o modelo de efeitos fixos é o mais adequado. Além disso, constata-se que o mercado de drogas e a taxa de desemprego influenciam positivamente as taxas de crimes analisadas. Por outro lado, as políticas socioassistenciais ofertadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida de diversas famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e, com isso, tal medida governamental tem colaborado para o combate da criminalidade violenta no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pierotti Procópio

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural (DZER) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silvia Harumi Toyoshima

Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutora pela University of Illinois. Professora Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

Procópio, D. P., & Toyoshima, S. H. (2017). FATORES ASSOCIADOS À CRIMINALIDADE VIOLENTA NO BRASIL. Análise Econômica, 35(especial). https://doi.org/10.22456/2176-5456.51903