CUSTOS DE PROCURA E DISPERSÃO DE PREÇOS DE GASOLINA E ETANOL NO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS: EVIDÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.50546Palavras-chave:
Concorrência, Dispersão de preços, Custo de procuraResumo
A existência de custos de procura é um fenômeno muito comum e pouco estudado no Brasil. O presente estudo busca avaliar a importância dos custos de procura na dispersão de preços de gasolina e de etanol no município de São Paulo. Para tanto, são utilizados como referenciais teóricos modelos de dispersão e estudos de estruturas de mercado. A parte empírica contempla duas etapas, na primeira é estimado qual o mercado relevante para o varejo de combustíveis e na segunda é descrita a dispersão na área. Os dados dos preços de varejo são coletados semanalmente e a série histórica foi cedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os resultados das estimações mostram que, apesar da dispersão, possivelmente a competição local é mais relevante para o entendimento da dispersão de preços do que os custos de procura.